Charleston Chaves
Professor Adjunto de Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui Doutorado em Língua portuguesa pela UERJ e Pós-doutorado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador do grupo NUPES - UFRJ, a partir dos pressupostos teóricos da Semiótica Discursiva.
Atua, principalmente, discutindo os seguintes temas: Metodologias para análises textuais (compreensão e interpretação), estudo dos conectivos (em especial as conjunções) e suas funções semânticas; gramaticalizações dos conectivos; sintaxe das orações; além do estudo da argumentatividade e as estratégias discursivas. Tendo como base um vasto corpus (principalmente textos jornalísticos), utiliza os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, da Linguística Textual e da Semiótica Discursiva como recursos metodológicos para análises de textos.
Currículo lattes: CV: http://lattes.cnpq.br/4607106719006663
PROFESSOR
Mais de 20 anos de experiência como professor de Língua Portuguesa .
PESQUISADOR
Coordenador-líder do GELD / UERJ (Grupo de Estudos em Língua e Discurso). Coordena outros 3 projetos vinculados ao Instituto de Letras da UERJ: Projeto de Extensão (Metodologias para Análise de Textos no ensino de Língua Portuguesa); Projeto de Estágio Interno Complementar (Pesquisa e ensino em língua portuguesa: metodologias para compreensão e interpretação de textos) e Projeto de Monitoria em Língua Portuguesa III (Sintaxe do período composto) Desde 2016, é pesquisador do Grupo de pesquisa Nuppes (UFRJ) - Núcleo de Pesquisas em Semiótica. É também egresso de dois grupos de pesquisa na UERJ onde atuou entre 2010 e 2014: Descrição da Língua Portuguesa e Seleprot.
Projeto de Extensão e outros projetos (EIC, Monitoria e Iniciação Científica)
Extensão: "Metodologias para análise de textos no ensino de língua portuguesa"
EIC: "Pesquisa e ensino em língua portuguesa: metodologias para compreensão e interpretação de textos"
Monitoria: Língua Portuguesa III (Sintaxe do Período Composto) .